Pular para o conteúdo principal

Existe mesmo o maior brasileiro de todos os tempos?

Apresentado pelo jornalista Carlos Nascimento, o programa
pretende eleger uma pessoa para ser o maior símbolo do país.
Desde julho deste ano, o SBT está exibindo o programa O maior brasileiro de todos os tempos, que tem como objetivo eleger uma pessoa que possa ser considerada um símbolo do nosso país pelo que fez de bom para o povo.
Inspirado no formato do programa The Greats, do canal de televisão inglês BBC, a escolha dos candidatos foi feita por meio de uma votação pela internet, que foi dividida em 4 fases: na primeira foi aberta uma votação, na qual chegou-se a uma lista que trazia os cem mais votados, e que foi apresentada no programa. Dessa lista, os 12 mais votados foram divididos em duplas para participar de eliminatórias na segunda fase, das quais saíram os 6 semifinalistas (terceira fase), que passaram por mais um confronto até formar o trio finalista, que é composto por Chico Xavier, Princesa Isabel e Santos Dumont.
Mais do que uma mera votação via internet feita por um programa de entretenimento, O maior brasileiro de todos os tempos visa incentivar o público a discutir mais sobre grandes personalidades que ajudaram a construir o Brasil. De acordo com o jornalista Luiz Roberto Saviani Rey, dependendo da condução do programa, ele pode ter um caráter histórico ou até mesmo complementar (ou suprir) uma disciplina escolar.
Os finalistas são o médium Chico Xavier, a Princesa Isabel,
responsável pela libertação dos escravos e Santos Dumont, 
o inventor do avião.
Apesar de ser importante ter um programa como esse para que as gerações mais novas conheçam grandes brasileiros e até mesmo se inspirem em grandes atitudes que eles tomaram, algumas regras e resultados do programa são bastante surpreendentes e podem até mesmo deixar uma sensação estranha. Entre essas surpresas, uma das que mais se destacaram foi o impedimento de se votar em qualquer artista do SBT, sendo que o próprio dono da emissora é um ícone da televisão brasileira. Segundo a historiadora Sônia Moraes, não havia a necessidade do veto a artistas do SBT, já que não há critério nenhum para escolher o vencedor do programa. Já para Saviani, embora não tivesse necessidade de tomar essa atitude, talvez essa tenha sido uma forma de demonstrar credibilidade.
Outra situação surpreendente são os ataques, que às vezes partem do público da internet, dos defensores dos concorrentes e algumas vezes até mesmo dos entrevistados durante as edições do programa, que são transmitidas ao vivo. Das várias vezes que essa situação desagradável ocorreu, uma que chamou bastante a atenção foi o comentário do jornalista Joseval Peixoto, que na segunda semifinal do programa questionou se o povo aceitaria um suicida (Santos Dumont) como o maior brasileiro de todos os tempos. Essa reflexão é interessante para que se encontre a resposta para a seguinte indagação: o suicídio de Santos Dumont tem força suficiente para apagar o que ele fez de útil para o mundo?
Para Saviani, o suicídio de Santos Dumont não apaga o que ele
fez de bom para o mundo.
Nesta questão, os entrevistados discordaram, pois para Sônia, Santos Dumont era um "herói" fabricado. “Um filhinho de papai que poderia ter passado batido, mas que justamente por ser filho de quem era recebeu destaque... O suicídio teria passado batido e até pode passar, pelo mesmo motivo”, afirmou. Já na opinião de Saviani, “O suicídio de Santos Dumont materializa o desgosto de um homem ter visto o seu invento sendo utilizado como aparato de guerra”. Sendo assim, o jornalista acredita que o suicídio do aviador não apaga em momento algum o invento que hoje é o meio mais eficaz de encurtar distâncias.      
Para quem quiser conferir se quem vai ganhar o programa será Chico Xavier, Princesa Isabel e Santos Dumont, a final de O maior brasileiro de todos os tempos vai ao ar nesta quarta-feira, 3 de outubro, às 23h30 no SBT. 

Confira no vídeo abaixo quem algumas pessoas acham que é O maior brasileiro de todos os tempos e, se quiser, deixe sua opinião sobre quem merece esse título nos comentários!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Música no Cinema: Torn

Composta por Phil Thornalley,   Scott Cutler   e   Anne Preven , a música foi lançada em 1995 pela banda Ednaswap, mas só se tornou um sucesso quando foi regravada por Natalie Imbruglia, que a incluiu em seu primeiro álbum   Left of the Middle,  lançado em 1997.     Em 1999, Torn, que já nesta época era mundialmente conhecida, fez parte da trilha sonora do filme dramático Uma Carta de Amor , baseado no livro As palavras que nunca te direi, de Nicholas Sparks.

Revivendo a Trilha: Every Breath You Take

Lançada em 1983 no álbum  Synchronicity , da banda The Police a música de Sting e Mike Oldfield começou a fazer sucesso   no Brasil no mesmo ano, quando fez parte da trilha sonora da novela Voltei pra você , sendo interpretada pela banda . Aliás, Every Breath You Take  já esteve presente em outras trilhas sonoras de novelas brasileiras, como a novela Desejos de Mulher e o seriado Malhação .

Som Brasil homenageia Tim Maia

Na semana em que o pai do Soul Music completaria 70 anos, o Canal Viva resolveu fazer homenagem em dose tripla para o cantor: à tarde, reprisou um episódio do Cassino do Chacrinha do qual ele participou e, à noite, reprisará um episódio do Globo de Ouro que ele se apresentou e o Som Brasil dedicado a ele. Exibido originalmente em 24 de abril de 2009, o Som Brasil contou com as presenças de Seu Jorge, Léo Maia, Thalma de Freitas, Marku Ribas , Carlos Dafé e Taryn Szpilman para relembrar grandes sucessos de Tim Maia.  Entre as músicas apresentadas no programa estão verdadeiros clássicos da MPB, como   Acenda  o farol, Descobridor dos sete mares, Azul da cor do mar, Não vou ficar, Você e eu (eu e você), Não quero dinheiro, Chocolate e Do leme ao pontal . O Som Brasil em homenagem a Tim Maia vai ao ar hoje, à meia-noite, e será reprisado amanhã, às 19h, no Viva .