Pular para o conteúdo principal

Semana Gilberto Gil: Soy Loco Por Ti América


Ele foi um dos principais compositores de músicas de protesto durante a Ditadura Militar, e ao mesmo trouxe novas influências para a nossa música. Do reggae aos Beatles, Gil dava importância a todos os estilos que os jovens ouviam naquela época, e por isso foi muito criticado pelos estudantes linha dura de dentro e de fora da MPB. Quase 45 anos depois, suas obras tão desprezadas por esses grupos ainda fazem parte  da nossa cultura, ele é considerado um gênio da MPB e músicas tão polêmicas como Soy Loco Por Ti América ainda são reverenciadas.     
Composta na segunda metade da década de 1960 por Gilberto Gil, José Carlos Capinam e Torquato Neto, a música fez parte do repertório do movimento tropicalista, que se destacou bastante no Brasil entre Outubro de 1967 e Dezembro de 1968. O Tropicalismo acabou perdendo sua força inicial após o endurecimento do regime militar por conta do AI5, que teve com uma das consequências a prisão dos principais líderes do movimento, Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Entretanto, antes desse desfecho trágico da Tropicália (outra forma de se chamar o movimento), Caetano Veloso fez um enorme sucesso ao lançar seu primeiro LP, em 1968, do qual Soy Loco Por Ti América fazia parte (aliás, a música foi composta para ele interpretar). No mesmo ano, a música fez parte do filme Viagem ao Fim do Mundo, de Fernando Campos. Além do título em espanhol, a canção também conta com alguns trechos nesse idioma, sendo uma das primeiras músicas com letra em “portunhol”.    
Em 1987, por conta dos 20 anos do início do movimento tropicalista, Gil gravou um disco com músicas do tempo em que estava exilado, regravando Soy Loco Por Ti América, que também era o nome do álbum.  
Em 2005, a música foi o tema de abertura da 2ª fase de uma novela exibida pela Rede Globo, América, de Glória Perez. Desta vez, a música foi interpretada por Ivete Sangalo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Música no Cinema: Torn

Composta por Phil Thornalley,   Scott Cutler   e   Anne Preven , a música foi lançada em 1995 pela banda Ednaswap, mas só se tornou um sucesso quando foi regravada por Natalie Imbruglia, que a incluiu em seu primeiro álbum   Left of the Middle,  lançado em 1997.     Em 1999, Torn, que já nesta época era mundialmente conhecida, fez parte da trilha sonora do filme dramático Uma Carta de Amor , baseado no livro As palavras que nunca te direi, de Nicholas Sparks.

Revivendo a Trilha: Every Breath You Take

Lançada em 1983 no álbum  Synchronicity , da banda The Police a música de Sting e Mike Oldfield começou a fazer sucesso   no Brasil no mesmo ano, quando fez parte da trilha sonora da novela Voltei pra você , sendo interpretada pela banda . Aliás, Every Breath You Take  já esteve presente em outras trilhas sonoras de novelas brasileiras, como a novela Desejos de Mulher e o seriado Malhação .

Samba: o ritmo que é a cara do país

Hoje, comemora-se o dia do ritmo musical que mais retrata a alegria do povo brasileiro e que ao longo de sua existência colecionou verdadeiros “monstros sagrados” da música brasileira: o nosso querido samba, cuja primeira canção do ritmo, Pelo Telefone , foi gravada em 1917. Aliás, esse dia foi criado exatamente para homenagear um dos maiores artistas que o Brasil já teve um dia, Ary Barroso, pois foi nessa data que ele visitou Salvador pela primeira vez. Além do eterno compositor da Aquarela do Brasil , nesses praticamente 100 anos de samba o Brasil teve o prazer de conhecer grandes artistas do gênero, como Noel Rosa, Martinho da Vila, Pixinguinha, Paulinho da Viola, Adoniran Barbosa, Clara Nunes, Cartola e vários outros que ainda hoje são patrimônio da Música Popular Brasileira.   E para homenagear esse dia, nada melhor do que encerrar o post com uma música do Poeta da Vila, não é mesmo? O vídeo é do Som Brasil em homenagem a Noel Rosa, exibido em 2007.