Pular para o conteúdo principal

30 músicas de Elis Regina que entraram para a história

Onze Fitas
Lançada por Elis Regina no disco Saudade do Brasil, de 1980, a música de Fátima Guedes faz alusão à situação instalada no país naquela época quando se refere a um assassinato sem motivo aparente, pois durante esse período ainda era comum ocorrerem crimes desse tipo.
Como essa música tinha conotação política, ela foi cortada da edição do programa musical Série Grandes Nomes estrelada por Elis Regina em 3 de Outubro daquele ano, sendo exibida pouco mais de um ano depois, em 6 de Novembro de 1981, em um programa que exibia somente trechos inéditos dos especiais do programa.
Curiosamente, Onze Fitas também foi cortada do DVD desse especial, lançado em 2005 e, por esse motivo, infelizmente poucos sabem que ela também fazia parte do repertório daquele especial.

Comentário:

Ano passado, quando ganhei o DVD do Série Grandes Nomes no meu aniversário, eu não imaginava que uma das músicas que fazia parte do repertório havia sido censurada duas vezes, porque o ato de simplesmente excluí-la do DVD é sim uma forma de censura, além de, é claro, ser uma injustiça com os fãs que não puderam assistir à gravação no estúdio.
Por sorte, eu conheci essa música quando comprei o cd Saudade do Brasil, e gostei dela logo na primeira vez que ouvi, mesmo tendo uma letra com conteúdo tão pesado, porque essa música é um ato de muita coragem não só da compositora como principalmente da cantora, pois não é qualquer pessoa que tem coragem suficiente de se apresentar em plena Ditadura Militar com uma música que aborde temas tão sérios. 

Segue abaixo a apresentação de Elis Regina com essa música no Festival de Jazz de Montreux, feita em julho de 1979.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Música no Cinema: Torn

Composta por Phil Thornalley,   Scott Cutler   e   Anne Preven , a música foi lançada em 1995 pela banda Ednaswap, mas só se tornou um sucesso quando foi regravada por Natalie Imbruglia, que a incluiu em seu primeiro álbum   Left of the Middle,  lançado em 1997.     Em 1999, Torn, que já nesta época era mundialmente conhecida, fez parte da trilha sonora do filme dramático Uma Carta de Amor , baseado no livro As palavras que nunca te direi, de Nicholas Sparks.

Revivendo a Trilha: Every Breath You Take

Lançada em 1983 no álbum  Synchronicity , da banda The Police a música de Sting e Mike Oldfield começou a fazer sucesso   no Brasil no mesmo ano, quando fez parte da trilha sonora da novela Voltei pra você , sendo interpretada pela banda . Aliás, Every Breath You Take  já esteve presente em outras trilhas sonoras de novelas brasileiras, como a novela Desejos de Mulher e o seriado Malhação .

Som Brasil homenageia Tim Maia

Na semana em que o pai do Soul Music completaria 70 anos, o Canal Viva resolveu fazer homenagem em dose tripla para o cantor: à tarde, reprisou um episódio do Cassino do Chacrinha do qual ele participou e, à noite, reprisará um episódio do Globo de Ouro que ele se apresentou e o Som Brasil dedicado a ele. Exibido originalmente em 24 de abril de 2009, o Som Brasil contou com as presenças de Seu Jorge, Léo Maia, Thalma de Freitas, Marku Ribas , Carlos Dafé e Taryn Szpilman para relembrar grandes sucessos de Tim Maia.  Entre as músicas apresentadas no programa estão verdadeiros clássicos da MPB, como   Acenda  o farol, Descobridor dos sete mares, Azul da cor do mar, Não vou ficar, Você e eu (eu e você), Não quero dinheiro, Chocolate e Do leme ao pontal . O Som Brasil em homenagem a Tim Maia vai ao ar hoje, à meia-noite, e será reprisado amanhã, às 19h, no Viva .